top of page

WORKSHOP

Curso Formação Especial – Revisão Sistemática na Psiquiatria e Psicologia

Dra. Tamara Melnik

(Centro Cochrane do Brasil)

12 de Maio

 

A prática baseada em evidências pressupões a integração da avaliação criteriosa dos resultados das pesquisas de alta qualidade metodológica, as características individuais dos pacientes, bem como suas preferências. A revisão sistemática (RS) é um tipo de estudo científico, considerado o mais alto nível de evidências no âmbito da prática da saúde baseada em evidências, orienta diferentes tomadas de decisão na Psicologia, desde a clínica até a gestão em saúde pública.

Introdução aos testes de Permutação Através do EXCEL@

 

Dr. Armando Machado

(Universidade do Minho)

12 de Maio

 

Este workshop visa ensinar a efetuar testes de permutação usando a folha de Cálculo Excel. Após reverem algumas funções básicas do Excel, os participantes aprendem a recolher amostras aleatórias, com e sem reposição, de uma população (e.g., resultados de um experimento). Em seguida, aprendem a construir uma estatística de teste adequada ao seu problema de pesquisa. Finalmente, aprendem a executar o teste de permutação e a interpretar os seus resultados. Conteúdo específico do curso: 1. Um pouco de história: Sir Ronald e “The lady tasting tea”; 2. Comparando dois grupos de scores; 3. Comparando três ou mais grupos de scores; 4. Significância de um coeficiente de correlação; 5. Testes de associação.

Análise do Comportamento Aplicada ao tratamento do autismo: Intervenção Comportamental Intensiva e ensino de habilidades básicas

Dra. Camila Graciella Santos Gomes

12 de Maio

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

 

O autismo é um transtorno que acomete a sequência e a qualidade do desenvolvimento infantil, caracterizado por alterações sociais e de comunicação e pela presença de interesses fixos, restritos e intensos e comportamentos repetitivos. A literatura científica tem indicado os bons efeitos de Intervenções Comportamentais Intensivas para o tratamento do autismo, conhecidas no Brasil com “tratamento ABA”. A literatura considera como “Intervenção Comportamental Intensiva” os modelos de intervenção caraterizados por estimulação individualizada (um educador para uma criança com autismo), realizados por muitas horas semanais (15 a 40 horas), por pelo menos dois anos consecutivos, que abrangem várias áreas do desenvolvimento simultaneamente e que são fundamentados em princípios de Análise do Comportamento. O objetivo desse curso é apresentar os aspectos fundamentais da Intervenção Comportamental Intensiva e do ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo.

Workshop internacional MINDFULNESS

Nuno Mendes Duarte

Licenciado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Pós-graduação em Psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva.

 

Esta ação está orientada para a habilitação prática dos psicólogos nas ferramentas mais importantes desta abordagem psicoterapêutica; desta forma , a  formação é de  elevada participação e fortemente experiencial. No final do Workshop, os participantes serão capazes de compreender competências centrais para a prática de Mindfulness; identificar diferenças entre modelos cognitivo-comportamentais e modelos cognitivos baseados em Mindfulness; nomear e aplicar métodos para o terapeuta identificar a sua capacidade para desenvolver uma atitude “mindful” nas sessões de psicoterapia.

Programa temático:

1. Distinguir modelos e abordagens clínicas que utilizam Mindfulness (redução de Stress Baseada no Mindfulness; Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness; Terapia de Aceitação e Compromisso; Terapias Comportamentais baseadas na Aceitação; Terapia Comportamental Dialética)

2. Mindfulness e prática clínica. (Mindfulness e práticas de meditação; relação com a perturbação psicológica; Contraindicações  da  prática  de  Mindfulness    

3. Quem sou?  Identificação de atitudes centrais na prática de Mindfulness

4. Mindfulness da Vida Diária – terapeuta que cuida de si

Please reload

bottom of page